• fanáticos por tecnologia
Buscar
  • 0
  • 0
Buscar

Pasta Térmica

Produtos encontrados: 36 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 36 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

O sistema de refrigeração do computador é um dos principais fatores para garantir uma boa performance. Quem é fanático por tecnologia sabe que o superaquecimento dos componentes do PC é um problema e que essa alta temperatura pode causar sérios danos ao hardware. Por esses motivos, assim como escolher um cooler adequado, é importante escolher uma boa pasta térmica.

Abaixo, você entende o que é pasta térmica, para que ela serve e como realizar a troca, caso seja necessário. Confira!

Pasta térmica: o que é?

A pasta térmica é um componente que tem como função manter baixa a temperatura do processador, evitando o superaquecimento da peça. Ela é uma espécie de líquido viscoso que, normalmente, tem cor branca ou prata, dependendo do material utilizado em sua formulação. Ela é aplicada na superfície do processador e fica entre ele e o dissipador de calor do cooler.

Geralmente, os processadores já vêm com uma pasta térmica aplicada de fábrica, mas, após alguns meses de uso, é normal que ela precise ser trocada, já que endurece e fica seca, deixando de cumprir sua função.

Pasta térmica: entenda para que serve

Algumas pessoas ainda não sabem para que serve a pasta térmica e muitas ainda se perguntam se ela é realmente necessária. É importante ter em mente que o uso da pasta é importantíssimo para o funcionamento do PC, já que ela auxilia na dissipação do calor gerado pelo processador, permitindo que a máquina funcione em sua capacidade máxima sem superaquecer.

Por mais polidas que estejam as superfícies do processador e do dissipador do cooler, o contato entre eles nunca é perfeito, e sem a pasta térmica, as ranhuras entre eles impedem uma perfeita dissipação do calor.

O papel da pasta térmica, portanto, é preencher essas pequenas lacunas e promover um contato melhor entre as superfícies, reduzindo de forma mais eficaz a temperatura de operação do processador.

Pasta térmica: como trocar?

Para trocar a pasta térmica, desencaixe o cooler do seu PC. Depois, perceba que haverá uma pasta seca tanto no dissipador, quanto no processador. Retire esses resíduos com um pouco de álcool isopropílico, tomando cuidado para não deixar a pasta velha cair em cima da placa-mãe.

Em seguida, aplique a pasta nova, lembrando-se que não é necessário uma grande quantidade de produto, já que ele poderá escorrer e danificar outros componentes. O ideal é aplicar apenas uma gota da pasta térmica no centro do processador. Logo depois, espalhe-a do centro da peça para as extremidades até formar uma camada fina e uniforme. Não é necessário que fique perfeitamente espalhado, já que o cooler irá pressionar o produto, fazendo com que se espalhe por toda a superfície necessária. Para finalizar, basta encaixar o cooler novamente.

Pasta térmica: há diferença entre a branca e a cinza?

Existem diversos tipos de pasta térmica. Elas se diferenciam de acordo com o material utilizado em sua formulação. A pasta térmica branca, por exemplo, é composta por silicone de alto peso molecular. Um dos produtos mais comuns desse tipo é a Pasta Térmica Implastec, e sua condutividade térmica é de - 0,4w/mk.

Já a pasta térmica prata é composta por prata. O produto mais comum deste tipo é a Pasta Térmica Arctic Silver 5, que tem uma condutividade de >350.000W/m² °C.

Normalmente, as pastas à base de prata têm uma duração maior do que as pastas à base de silicone. Ambas desempenham muito bem sua função, entretanto, para os entusiastas que costumam fazer overclocking, o ideal é escolher um produto que ofereça maior condutividade térmica.

Lembre-se que, independentemente do uso que você faz do computador e do cooler utilizado na sua máquina - water cooler, air cooler ou heat pipe -, é importantíssimo utilizar uma pasta térmica. Confira todas as opções da WAZ e escolha o produto mais adequado para o seu PC!

Páginas mais acessadas