Monitor

Produtos encontrados: 234 Resultado da Pesquisa por: em 9 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 234 Resultado da Pesquisa por: em 9 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

O monitor se destaca entre os dispositivos de um computador mais conhecidos de todos os tempos. E isso não é por acaso: o monitor, também chamado de tela, mostra ao usuário todas as operações realizadas em seu sistema. Saiba mais sobre os tipos de monitores e confira dicas de como escolher o modelo ideal para atender às suas necessidades de uso.

Monitor: principais tipos de tela

De maneira geral, uma tela de monitor pode ser de LCD ou de LED. Os monitores LCD representam uma verdadeira evolução em relação aos antigos monitores de tubo, conhecidos como CRT. Este modelo oferece uma grande melhoria em termos de economia de energia, pois enquanto um monitor CRT consome 75W/h, um monitor LCD consome 35W/h.

Mas, além deste, o monitor de LED também se destaca. Esta opção não usa tecnologia de cátodo frio ou fluorescente, e sua economia de energia é ainda maior: 21W/h. Para optar entre um monitor LCD ou LED, é necessário considerar: reprodução de tons, cores e contrastes.

Monitor: como escolher o tamanho ideal?

Atualmente, é possível escolher um monitor com base no seu tamanho. Há modelos que variam entre 15, 19, 21, 23 ou mais polegadas enquanto que, em um notebook, o tamanho da tela chega, no máximo, a 18 polegadas.

Outro ponto interessante é que os modelos mais novos apresentam a característica widescreen, em que a área visível da tela é bem maior se comparado a modelos mais antigos; ou ultrawide, onde a proporção do espaço na horizontal é bem maior do que os modelos convencionais, facilitando o uso e melhorando a produtividade de quem precisa de mais de uma tela para trabalhar. Os modelos de monitores ultrawide são encontrados em 25, 27, 29, 34 ou 35 polegadas.

Para escolher o tamanho ideal do monitor, é preciso, em primeiro lugar, considerar a distância que o usuário ficará deste equipamento, pois quanto maior a tela, maior também será a quantidade de detalhes das imagens exibidas. Para quem se senta próximo ao monitor, o tamanho máximo indicado é de até 32 polegadas.

Monitor: o que é preciso saber sobre resolução?


Em comparação com os antigos monitores CRTs, que apresentavam uma resolução de 1024 x 768, os modelos LCD e LED oferecem resolução de 1920 x 1080 (Full HD). Mas o que isso significa? Na prática, a resolução de um monitor indica a quantidade de pixels que este aparelho suporta. Mas não é só isso, alguns monitores fazem a atualização das imagens para serem exibidas em progressive scan ou interlaced scan.

No modo progressive scan, as linhas de pixels são atualizadas de maneira simultânea. Já no modo interlaced scan, primeiro as linhas pares recebem atualização e, só então, as linhas ímpares são atualizadas. Mas como identificar o modo do monitor? Basta consultar a nomenclatura exibida no dispositivo: 1080p significa que o progressive scan é o modo usado, já o 1080i revela que o modo usado é o interlaced scan.

Já quando falamos em resolução Full HD (High Definition), isso significa que o monitor opera com a sua resolução máxima e todas as exibições são feitas em alta qualidade. A tecnologia de resolução 4K, por sua vez, proporciona imagens com até 4096x2160 pixels, isso significa que, neste monitor, há quatro vezes mais pixels do que em uma tela de 1080p.

Monitor: Tempo de resposta e taxa de atualização

Outros aspectos importantes a serem considerados ao adquirir um novo monitor para seu PC são: o tempo de resposta e a taxa de atualização. Para quem usar o computador para jogar ou precisa rodar vídeos em alta definição, este aspecto é essencial, pois essas aplicações exigem rápidas alterações nos gráficos e no conteúdo visual.

Assim, quanto menor for o tempo de resposta do monitor, melhor será a atualização das imagens. O mais indicado, atualmente, é que o equipamento apresente um tempo de resposta inferior a 10ms. Mas se esse tempo de resposta for ruim ou muito longo, objetos “fantasmas” serão vistos na tela, de forma a comprometer a performance do game.

A taxa de atualização, por sua vez, é o indicador da quantidade de vezes que a tela será renovada por segundo, sua medição é feita em Hertz (Hz). Dessa forma, um monitor 144hz tem sua imagem renovada 144 vezes por segundo na tela. Na prática, tudo isso revela que, quanto maior for a taxa de atualização, mais conforto visual o usuário usufruirá.

Monitor gamer

Quando falamos em monitor gamer, uma série de aspectos devem ser considerados para agradar os amantes dos games em termos de performance. A taxa de atualização, por exemplo, é essencial especialmente para os fãs de jogos de tiro em primeira pessoa, pois a atualização rápida da imagem faz toda a diferença durante o jogo.

O tempo de resposta é um dos principais pontos que definem ou não um monitor gamer. Afinal, um tempo de resposta baixo garante uma maior performance do usuário gaming. Outro fator interessante a ser considerado é a relação entre o tamanho da tela e a distância do usuário do monitor.

Além desses aspectos, considerar se o monitor é curvo ou reto, ergonômico ou não, também faz uma grande diferença na performance. Por fim, mas não menos importante: considerar a placa de vídeo é um fator indispensável na escolha de um monitor gamer, afinal, ambos precisam estar sincronizados, isto é: um excelente monitor com uma placa de vídeo que responda à altura.

Monitor na WAZ

Monitor Dell, monitor LG, monitor AOC, monitor Samsung e outros modelos você encontra na WAZ. Confira opções de monitores com configurações específicas para atender sua necessidade de uso com condições especiais.