Gabinete

Produtos encontrados: 663 Resultado da Pesquisa por: em 9 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 663 Resultado da Pesquisa por: em 9 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

O gabinete é o esqueleto do computador, isto é, a caixa responsável por sustentar e proteger todos os componentes da máquina. Esta “casca” é quem define o tamanho final do equipamento e controla o fluxo de ar.

Vale destacar que o gabinete é o primeiro ponto que nos chama a atenção ao olharmos para um PC, e justamente por isso, existem diversos modelos de gabinete que se diferem, especialmente, por seu aspecto visual. Saiba mais sobre gabinete para computador.

Gabinete: tipos de gabinete

Ao escolher o modelo de gabinete ideal, é válido atentar-se à escolha da placa-mãe. Isso porque o tamanho do encaixe do gabinete para desktop coincide exatamente com um tamanho específico de placa-mãe. Dessa forma, é possível adquirir um gabinete:

  • EATX: O termo Extended ATX está relacionado às placas-mãe de maior tamanho, com 8 slots de expansão. O gabinete desta máquina tem a seguinte dimensão: 44 x 17 x 35,8 cm.
  • ATX: Esta sigla refere-se a Advanced Technology Extended. Seu tamanho é considerado "normal" e pode ser encontrado na maioria dos PCs convencionais, com 7 slots de expansão. O gabinete de uma placa-mãe ATX tem esta dimensão: 20,1 x 43,3 x 49,2 cm.
  • Micro ATX: As placas do tipo Micro ATX são menores que os modelos ATX convencionais, apresentando 4 slots de expansão. A dimensão deste gabinete é de 18,9 x 42,75 x 36,4 cm.
  • Mini ITX: O termo Information Technology Extended é o menor modelo de placa-mãe do mercado. Com 2 slots de expansão, este gabinete normalmente tem as seguintes medidas: 14,8 x 46,5 x 38,4 cm.

Gabinete gamer

Quando falamos em PC gamer, a escolha do gabinete é extremamente importante. O motivo principal é que máquinas mais potentes geram mais calor. Assim, para preservar o hardware, o gabinete ideal é aquele que tem boas saídas de ar, evitando que as peças fiquem superaquecidas.

Obviamente, o fator visual também conta bastante para os gamers, mas tenha cuidado ao escolher, pois, muitas vezes, um gabinete bonito pode não ser tão útil quanto um mais simples. Verifique a quantidade de ventoinhas e também a quantidade de baias para discos de armazenamento.

É possível optar pelo gabinete gamer ideal considerando a estrutura da peça. Por exemplo, um gabinete mid tower é aquele que apresenta “torre média”, ou seja, menor que os chamados full tower, “torres completas”. A grande diferença entre esses tamanhos é o espaço interno, que pode oferecer mais ou menos baias para disco rígido, fixação de cabos e melhor circulação de ar.

Gabinete: como cuidar do gabinete do computador?

Como uma das funções do gabinete é manter o hardware do computador protegido, o cuidado com esta peça demanda atenção especial. Isso porque o gabinete acumula poeira do ambiente, o que pode comprometer o desempenho da máquina. Uma camada de poeira sobre os componentes pode gerar o travamento ou o desligamento repentino do PC e até o superaquecimento das peças.

Por isso, limpe o gabinete do seu computador periodicamente, considerando um período entre seis meses e um ano. Dessa forma, você estará prolongando a vida útil do seu gabinete e dos dispositivos da máquina.

Gabinete é na WAZ

Agora que você já conhece mais sobre a importância do gabinete para garantir o bom funcionamento do seu computador, confira em nosso e-commerce os melhores modelos! Temos gabinetes de várias marcas e com características diferentes, com maior ou menor número de ventoinhas e baias, além de belas peças com janelas de acrílico.