Buscar
Buscar

Placa de Vídeo

Produtos encontrados: 1067 Resultado da Pesquisa por: em 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 1067 Resultado da Pesquisa por: em 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

A personalização de PCs tem sido uma prática cada vez mais comum. Hoje, os fanáticos por tecnologia têm a possibilidade de montar um computador com componentes que melhoram o desempenho da máquina e, consequentemente, que atendem melhor às suas necessidades. A placa de vídeo, por exemplo, é um hardware extremamente importante para quem deseja otimizar a performance, por isso, é importante saber como escolhê-la.

Entenda o que é placa de vídeo, qual a sua função e quais características considerar na hora da compra.

Placa de vídeo: o que é?

Também chamada de placa gráfica, a placa de vídeo é o componente do computador que controla as funções de exibição de vídeo na tela, fazendo com que a interface gráfica fique visível ao usuário.

A placa de vídeo é composta por uma série de elementos, sendo o mais básico o PCB (printed circuit board). Também chamado de circuito impresso, ele é a superfície onde todos os outros componentes da placa são conectados. Além disso, é nele que ficam as pistas condutoras, que enviam os impulsos elétricos e tornam possível a comunicação entre os elementos da placa de vídeo.

A peça também conta com a GPU, um centro de processamento gráfico responsável por renderizar as imagens. Dependendo do modelo escolhido, podem ter dois chips para a unidade de processamento gráfico, mas, nos modelos VGA em geral, existe apenas um chip.

Outro elemento presente na placa de vídeo é a memória RAM. No caso das placas de vídeo integradas, ou seja, as placas instaladas junto à placa-mãe, a memória RAM utilizada é a do próprio computador. Já no caso das placas de vídeo dedicadas, há uma memória RAM exclusiva para a execução de suas tarefas. Nos casos em que a memória presente na placa é dedicada apenas à parte gráfica, ela também pode ser chamada de VRAM (video random access memory).

Placa de vídeo: qual a função e qual a importância para o seu computador?

De forma simplificada, a função da placa de vídeo é gerenciar os pixels que estão em constante mutação na tela do seu computador, seja para reproduzir um jogo, para trabalhar com edição de imagens ou mesmo para as tarefas mais básicas. Ela administra cada pixel da tela, controlando a luminosidade e a cor em períodos de tempo bem curtos.

Para usos que exigem mais processamento de imagem, uma placa de vídeo dedicada é extremamente importante, pois ela permite que as imagens sejam renderizadas sem que isso comprometa o processador do computador. Dessa forma, a performance da máquina é otimizada. Além disso, como a placa dedicada tem seu próprio processador e não força o processador do PC, o tempo útil desta peça também passa a ser maior.

É importante lembrar ainda que, quando se fala em placa de vídeo para notebook, também existem modelos que oferecem processadores gráficos dedicados.

Placa de vídeo: como escolher?

Antes de escolher a sua placa de vídeo, é importante definir qual é o seu objetivo. GPUs mais eficientes são indicadas para a visualização de conteúdos multimídia, para otimizar o funcionamento geral do computador e para a renderização de conteúdos e games. Caso o uso que você faça do computador seja mais voltado para tarefas simples do dia a dia, uma placa de vídeo integrada pode ser a opção mais indicada.

Além de considerar o seu objetivo, analise também as informações técnicas do componente:

  • Potência ou Clock da GPU: medido em MHz, esse dado indica o desempenho da placa de vídeo para processar as imagens e atualizá-las na tela. Normalmente, quanto maior o clock da GPU, melhor. Entretanto, existem placas gráficas que possuem uma capacidade menor de GPU, mas que oferecem uma memória maior. Isso ocorre, inclusive, em placas do mesmo modelo. Por isso, é importante avaliar todos os dados do componente para tomar a sua decisão.
  • Memória: para analisar esse aspecto da placa de vídeo, além de considerar a quantidade de memória oferecida, leve em conta também a interface e os módulos. Uma memória de 4GB pode ser facilmente inferior a uma de 2GB, caso ofereça interface e módulos antigos, por exemplo.
  • Overclock / Clock boost: recurso que aumenta o clock da placa e faz com que ela trabalhe com mais potência.
  • Marca: hoje, os modelos de placa de vídeo AMD e placa de vídeo Nvidia são os mais comuns. Ambas as marcas oferecem componentes de alta qualidade e a escolha entre uma ou outra não influencia tanto se as capacidades de execução gráfica forem equivalentes.
  • Fonte ATX: a placa de vídeo exige mais do computador, por isso, é necessário que a fonte ATX seja adequada para suportar todos os elementos do PC.

Placa de vídeo gamer: quais características deve ter?

Uma placa de vídeo gamer é considerada uma placa de vídeo de alto desempenho. As GPUs deste tipo de componente oferecem altíssima performance e têm capacidade para jogos com configuração e qualidade gráfica avançadas.

Esses modelos oferecem suporte para tecnologias como tessellation, Directx 11, cascateamento, multimonitores e 3D estereoscópico. Além disso, permitem que o computador se mantenha rodando jogos de ótima qualidade por mais tempo.

Nós, da WAZ, oferecemos os melhores modelos de placa de vídeo para o seu computador. Confira todos os modelos e escolha o mais adequado aos seus objetivos!