Placa Mãe

Produtos encontrados: 776 Resultado da Pesquisa por: em 13 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 776 Resultado da Pesquisa por: em 13 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Fanáticos por tecnologia sabem que a performance do computador está completamente ligada ao funcionamento equilibrado de diversos componentes, como um bom processador, uma boa placa de vídeo e uma memória RAM com boa capacidade de armazenamento. Mas, além dessas peças, a placa-mãe deve ser escolhida cuidadosamente para garantir que tudo funcione bem. Essa peça é, inclusive, um dos fatores mais importantes a se levar em consideração na hora de comprar os outros elementos do seu PC.

Para quem tem dúvidas sobre o que é placa-mãe, ela é uma espécie de suporte físico onde todos os componentes do computador são conectados entre si. Pode-se entender a placa-mãe como uma central que une todas as partes do sistema em apenas uma, permitindo o tráfego de dados entre o processador, as memórias, a placa de vídeo e todas as outras peças dentro do gabinete. Além disso, ela também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica da fonte.

Placa-mãe: o que diferencia um modelo do outro?

Engana-se quem pensa que todos os modelos de placa-mãe são iguais. Uma forma de diferenciar uma da outra é pelo chipset. É essa característica que irá determinar os recursos da placa-mãe e permitirá que você saiba qual é o soquete, qual é o suporte oferecido para as memórias, quantas portas USB a placa oferece, entre outros.

Para os entusiastas, placas com mais recursos costumam ser mais recomendadas, por isso, existem chipsets que oferecem suporte para várias placas de vídeo, mais slots de expansão de memória, várias portas USB, portas para USB 3.0, entradas HDMI e outras funcionalidades.

Mas antes de investir em uma placa-mãe mais avançada, avalie a real necessidade de todas as funcionalidades do chipset. Existem modelos mais simples que já contam, por exemplo, com o soquete LGA 1151, compatível com diversos processadores da Intel, e com portas USB 3.0.

Placa-mãe: atente-se ao tipo de soquete

Soquete é o slot horizontal onde o processador da sua máquina será instalado. É importante ficar atento ao tipo presente na placa-mãe que você planeja comprar porque cada geração de processadores, seja da Intel ou da AMD, exige um tipo específico de soquete.

O soquete oferecido pela sua placa poderá dar a você uma ideia da capacidade do componente e como ela se comportará diante das novas tecnologias lançadas no mercado. Hoje, uma placa-mãe 1151 ou uma placa-mãe 1155 costumam ser boas escolhas para os processadores da Intel; já para os processadores da AMD, uma placa-mãe AM4 costuma atender bem a maioria dos modelos.

Placa-mãe: quais são os recursos embutidos?

Além de ser a base dos componentes de hardware do seu computador, a placa-mãe também pode conter outros recursos úteis para o usuário, como saída de vídeo e portas de conexão Ethernet, WiFi e Bluetooth. Alguns modelos de entrada, inclusive, já contam com esses recursos.

Placa-mãe para PC gamer: arquitetura diferenciada para máxima performance

A placa-mãe é um dos componentes mais importantes para quem está montando um PC gamer. Para obter o máximo de performance da máquina e conseguir rodar os melhores jogos, no entanto, é preciso uma placa-mãe gamer, ou seja, que tenha recursos mais avançados e que atendam às necessidades desse perfil de usuário.

Se você pretende montar um PC gamer, alguns dos fatores que você deverá analisar na placa-mãe são a capacidade do setor de memórias, o sistema de dissipação do calor e o sistema de alimentação, por exemplo. No geral, placas para usuários mais avançados suportam hardware de ponta e aguentam tranquilamente o processo de overclock. Fique de olho nessas características!

Nós, da WAZ, oferecemos os melhores modelos de placa-mãe. Confira todas as opções e garanta o melhor desempenho para a sua máquina!