Processador

Produtos encontrados: 177 Resultado da Pesquisa por: em 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 177 Resultado da Pesquisa por: em 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

O processador é a unidade central de processamento (CPU) do computador, ou seja, é a peça cuja função é realizar cálculos para a execução do código de um software. Na prática, o processador recebe as instruções do usuário, processa os dados com base nas instruções armazenadas em sua memória interna e retorna os arquivos, enviando-os à placa de vídeo, que irá exibir as informações ao usuário. Este é um componente complexo e muito importante para todas as tarefas do PC.

Entenda mais sobre as características desse componente e confira todas as nossas opções!

Processador: entenda as especificações técnicas

Para saber um pouco mais do funcionamento de um processador e ter mais informações para escolher o modelo ideal para o seu PC, é importante entender as especificações técnicas deste componente.

  • Soquete
  • O soquete é o tipo de conexão física que existe no processador para conectá-lo à placa-mãe. Sem dúvidas, é uma das características mais importantes na hora de escolher o seu processador, pois é o soquete do chip que será a sua base para escolher o modelo de placa-mãe, que deve ter um conector totalmente compatível.

    É importante lembrar que cada tipo de soquete é compatível com diferentes gerações de processadores e, consequentemente, com diferentes recursos e funcionalidades.

  • Clock interno
  • Clock é a característica que indica o número de ciclos por segundo do sinal de sincronismo dentro do processador. Nos modelos de processador Intel, como Core i3, Core i5, Core i7, Core i9 e processador AMD, como Ryzen, Ryzen Pro, Ryzen Threadripper, os mais comuns no mercado, existe, ainda, a tecnologia overclock dinâmico, que aumenta a velocidade do clock do processador automaticamente nas situações em que o chip está com uma carga grande de processamento.

  • Núcleos de processamento
  • Um núcleo de processamento é o próprio processador, entretanto, existem alguns modelos desenvolvidos com mais de um núcleo, o que, na prática, significa que há mais de um processador em um mesmo encapsulamento.

    Processadores de dois, quatro, seis e oito núcleos são chamados de dual-core, quad-core, hexa-core e octa-core.

  • Memória cache
  • É uma memória extremamente rápida localizada dentro do processador. Quanto mais memória cache o componente tiver, mais eficiente será o seu funcionamento, já que a memória armazena dados importantes para o processamento das tarefas mais recentes ou mais realizadas pela máquina. Isso otimiza o funcionamento do processador, que depende muito da memória RAM.

  • TDP (Thermal design power)
  • Esta característica indica quanto calor é dissipado durante o funcionamento do processador. O ideal é que você escolha um componente com o menor TDP possível, já que isso indica que o chip consumirá menos energia e diminuirá a geração de calor.

Processador: quais são as vantagens de ter múltiplos núcleos?

Um processador com múltiplos núcleos é uma boa opção para usuários que realizam várias tarefas ao mesmo tempo ou mesmo usuários que precisam de um computador de alta performance, como um PC gamer ou um PC utilizado para a edição de vídeos e imagens.

Cada núcleo funciona como um processador independente, o que possibilita que um maior número de tarefas seja executado por pulso de clock.

Processador: a velocidade do seu PC não depende apenas dessa peça

É importante ter em mente que, apesar dos modelos de processador com mais de um núcleo serem vantajosos, isso não significa necessariamente que um processador quad-core é mais rápido do que um processador dual-core. Isso depende da arquitetura do chip e, também, do programa que você utiliza. Para utilizar a potência de quatro núcleos, por exemplo, o software deve ser escrito para utilizar todos esses núcleos; caso contrário, o chip será utilizado da mesma forma que qualquer outro.

Processador: quais são as configurações mais indicadas para um PC gamer?

A personalização de computadores pelos entusiastas de tecnologia tem sido uma prática cada vez mais comum. Em relação ao processador, é importante que você escolha um modelo que explore toda a capacidade da placa de vídeo e que evite os “gargalos”. Para isso, dê preferência aos modelos quad-core, que costumam dar um bom suporte aos jogos que estão sendo lançados atualmente.

Lembre-se ainda que, para um computador funcionar com todo o potencial, é necessário que os componentes sejam equivalentes. Não adianta apostar no melhor processador e em uma placa de vídeo excelente se a fonte ATX não der conta do funcionamento da sua máquina, por exemplo.

Curtiu as dicas? Agora, confira as opções de processadores que nós oferecemos na WAZ e boas compras!