Placa de Som

Produtos encontrados: 44 Resultado da Pesquisa por: em 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 44 Resultado da Pesquisa por: em 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

A placa de som é a grande responsável por reproduzir o áudio gerado em seu computador. Como a maioria das placas-mãe já apresenta a placa de som acoplada, muitos usuários mais dedicados à qualidade do som têm dúvidas se vale a pena ou não adquirir esse equipamento à parte. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre a placa de som.

Placa de som: o que é e para que serve?

A placa de som é um componente que realiza a conversão dos sinais sonoros digitais gerados pelo computador, transformando-os em áudio analógico para serem reproduzidos no fone de ouvido ou na caixa de som.

De maneira geral, a placa de som é composta por três dispositivos: DSP (Digital Signal Processor), que gerencia os tratamentos e efeitos como vibração, efeitos 3D e outros; o DAC  (Digital to Analog Converter), que faz a conversão das informações digitais em analógicas, e o ADC (Analog to Digital Converter), que realiza a digitalização dos sinais analógicos quando se usa um microfone conectado à placa de som.

Placa de som externa X interna

Uma dúvida frequente é se a melhor placa de som é externa ou interna. A placa on-board é o modelo interno que vem acoplado à placa-mãe. Essa placa de som  funciona de forma sincronizada e usa a capacidade do processador e da memória RAM para operar. Sua conexão é via PCIe.

Já a off-board é o modelo externo. A principal vantagem da placa de som externa é, obviamente, sua portabilidade, que possibilita conectá-la e desconectá-la em diferentes PCs compatíveis. Mas, além disso, as placas de som externas são consideradas superiores às integradas à placa-mãe, pois conferem mais qualidade à execução do áudio, possibilitam conexões de caixas de som sincronizadas e, ainda, permitem o aumento do desempenho do sistema, liberando o processador da função de reproduzir som. Sua conexão é via USB.

Na hora de optar por uma placa de som externa ou interna, é importante considerar o objetivo do uso: para uso profissional, por exemplo, relacionado a produzir e editar vídeos, músicas ou para obter melhor qualidade em games, o mais indicado é investir em uma placa de vídeo externa com uso de acessórios pró-áudio para uma experiência ainda mais satisfatória. Do contrário, para uso comum de áudio e vídeo no PC, o modelo on-board é suficiente.

Placa de som: conexão PCIe

A conexão PCIe ou PCI-Express é o nome dado ao barramento da placa-mãe usado para a entrada da placa de vídeo. Esse tipo de porta foi desenvolvido pela Intel para padronizar o tipo de conector e para possibilitar maior velocidade, se comparada com os barramentos anteriores: PCI e AGP.

Há tipos diferentes de barramentos PCIe disponíveis no mercado, no entanto, a única diferença entre eles é a velocidade da transmissão de dados entre a placa e o computador, sendo quatro modelos: PCI-Express 1.0 (2004), PCI-Express (2007), PCI-Express 3.0 e PCI-Express 4.0 (2017).

Placa de som: melhores marcas na WAZ

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as características de uma boa placa de som, basta optar pelo modelo que mais atende às suas necessidades de uso. Nós, da WAZ, temos os melhores modelos em placas on-board e off-board com características incríveis para sua escolha. Confira!