Memória RAM

Produtos encontrados: 499 Resultado da Pesquisa por: em 9 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 499 Resultado da Pesquisa por: em 9 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Memória RAM, assim como o processador, a placa de vídeo e a placa-mãe, é um componente de extrema importância para o bom desempenho do computador. Ela é imprescindível para qualquer máquina, mas, sem dúvidas, faz toda a diferença no dia a dia de gamers, editores de áudio e vídeo, e profissionais de computação gráfica, que precisam de um desktop de alta performance.

Entenda o que é memória RAM, qual a função desse componente e quais tipos existem no mercado.

Memória RAM: o que é?

Algumas pessoas têm dúvidas sobre o que é memória RAM, mas não há segredo. Memória RAM é uma tecnologia que armazena informações temporariamente, ao contrário do HD, e que permite acesso aos arquivos armazenados. É esse componente o responsável pela leitura dos conteúdos, quando solicitados - ou seja, esse é um processo que ocorre de forma não sequencial, por isso, é mais rápido do que um processo linear e recebe o nome Random Access Memory (memória de acesso aleatório).

De forma prática, a memória RAM pode ser vista como um espaço de trabalho temporário, já que, após realizar a tarefa, os arquivos são retirados da memória e armazenados no HD do desktop ou notebook.

Memória RAM: para que serve?

A memória RAM trabalha em conjunto com o processador. Por isso, pode ser acessada por esse componente a qualquer momento, a fim de realizar a leitura ou a gravação de dados. Devido a essa característica, ela é utilizada para manter o desempenho do seu computador enquanto você executa um programa, ou mesmo quando o sistema operacional está em funcionamento.

Diante disso, entende-se que quanto mais memória RAM seu computador tiver, mais eficiente ele será, certo? Essa afirmação está correta, porém, é necessário analisar o uso que você faz do PC antes de investir em uma memória RAM 16 GB, por exemplo.

Para um computador básico, uma memória RAM 2 GB costuma ser suficiente. Já a memória RAM 4 GB é indicada para usuários que fazem edições de imagem não muito complexas e que jogam games mais simples, online ou no disco rígido. Para usuários avançados, uma memória de 6 GB a 8 GB costuma ser ideal, mas, se você é um fanático por tecnologia e quer uma máquina de altíssima performance, a memória RAM de 16 GB é a escolha certa.

Memória RAM: quais são os tipos disponíveis?

Existem dois principais tipos de memória RAM: a DRAM e a SRAM. A DRAM (memória dinâmica de acesso aleatório) possui um transistor e um capacitor que, juntos, formam uma célula de memória responsável por um bit de dados. Esse tipo costuma ser mais lento, já que a memória precisa passar por um processo de refrescamento de dados.

A memória SRAM (memória estática de acesso aleatório), por outro lado, possui um circuito em formato flip-flop, além de quatro ou seis transistores e fios. Ela é mais rápida do que a DRAM porque não precisa ser refrescada. Para alguns usuários, no entanto, a SRAM pode oferecer uma desvantagem em relação ao preço, já que ela ocupa mais espaço e, consequentemente, diminui a quantidade de memória que se pode ter em um chip.

Outra tecnologia que deve ser observada em relação à arquitetura da memória RAM é o DDR, ou Double Data Rate (taxa dupla de transferência), que permite a transferência de dois dados ao mesmo tempo. Hoje, alguns dos modelos mais atuais são o DDR4 e o DDR5.

Memória RAM para PC gamer

Para os entusiastas que planejam montar ou comprar um PC gamer completo, é imprescindível adquirir uma boa memória RAM. De forma simplificada, esse componente ajuda a acelerar o carregamento de jogos e softwares e evita "gargalos” durante as partidas.

Vai investir em uma nova memória RAM para a sua máquina? Confira todas as nossas opções e tenha muito mais performance.