SSD

Produtos encontrados: 273 Resultado da Pesquisa por: em 12 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 273 Resultado da Pesquisa por: em 12 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

O SSD (solid-state drive) é considerado uma evolução do disco rígido (HD) do computador. Ambas as tecnologias são unidades de armazenamento não volátil, ou seja, que mantém os dados registrados mesmo após o equipamento ser desligado, mas elas são bastante diferentes entre si. Entenda o que é um SSD e quais são suas principais características.

SSD: o que é?

Usado para armazenar arquivos, dados, programas e sistema operacional, o SSD é um componente de grande importância que aparece em desktops, notebooks, PCs all-in-one e servidores, além de servir como um HD externo quando inserido em um case. Entre suas principais características, é possível destacar que este dispositivo é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o grande responsável por realizar o armazenamento de informações.

Vale lembrar, ainda, que o SSD não apresenta nenhuma parte móvel, o que favorece menor índice de danos físicos ao equipamento se comparado com um HD comum, além de reduzir as vibrações que promovem o funcionamento silencioso do computador.

SSD: Principais diferenças entre um SSD e um HD

Enquanto um HD tradicional tem discos duros em sua estrutura, normalmente de alumínio, cerâmica ou vidro, que guardam as informações por meio de sistemas magnéticos, os SSDs não apresentam parte mecânica.

Outros pontos de diferença entre estas tecnologias são:

  • Peso. O SSD é bem mais leve que o disco rígido, até mesmo os portáteis;
  • Consumo de energia. O consumo de energia é reduzido quando usa-se o SSD;
  • Ambientalização. O SSD suporta ambientes com maior temperatura ( 70°C) que os HDs;
  • Tempo reduzido. O acesso a informações é mais rápido no SSD do que no HD. Para gravação, o dispositivo apresenta 250 MB, e para leitura de dados, 700 MB.

Uma questão interessante a se pensar na hora de optar por um SSD é que, embora este dispositivo apresente valor maior em comparação com os HDs tradicionais, sua vida útil é maior, especialmente, porque o disco rígido, por ser mecânico, desgasta com o tempo. Além disso, conforme comparado, o desempenho do SSD é superior ao HD.

SSD M2

Agora que você já sabe as principais diferenças entre o SSD e um HD, é hora de entender um pouco mais sobre a conexão deste dispositivo com seu PC. Normalmente, ao fazer a alteração de um disco rígido por um SSD, o conector é o mesmo: SATA. Mas há modelos mais novos de SSDs que exigem protocolos diferentes, conhecidos com SATA M.2.

Um SSD SATA M.2 é ideal para quem tem PC gamer, porque consegue trabalhar com as conexões SATA III e PCI Express, conforme as próprias configurações da máquina. Vale lembrar que a PCIe oferece maiores taxas de transferências de dados. Por fim, vale destacar que um SSD M2 em modo PCIe é muito mais veloz, alcançando velocidades de 1400 MB por segundo.

SSD é na WAZ

SSD 120gb, SSD 500gb, SSD 1tb, SSD 128gb SSD 480gb e outras opções de capacidade! Na WAZ, você encontra mais de 200 modelos diferentes de SSD para escolher o ideal que atenda às suas necessidades de uso. Confira as melhores marcas com preço promocional!