Teclado

Produtos encontrados: 282 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 282 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

No momento de montar um PC ou comprar uma máquina pronta, é importantíssimo que todos os componentes dela estejam de acordo com o seu perfil. Assim como o mouse, o teclado é um periférico que tem grande influência na usabilidade, já que ele possibilita a entrada manual de dados no sistema, como textos, tabelas e listas. Além disso, ele também possibilita diversos comandos que executam várias tarefas no sistema.

Aqui, você confere as principais diferenças entre os modelos de teclado disponíveis no mercado e entende quais características devem ser levadas em consideração na hora de comprar um teclado gamer.

Teclado: tipos de conexão

Os cabos do teclado podem vir com diferentes tipos de conectores, e para fazer a escolha certa, é importante que você observe a entrada disponível no seu PC e como é o conector presente no teclado que você deseja. Além disso, os conectores também devem ser escolhidos de acordo com as suas necessidades.

O conector PS/2, por exemplo, é um tipo menos encontrado atualmente. Ele é um tipo de conector mini-DIN com seis pinos e é mais utilizado em desktops.

Já o conector USB é o tipo mais utilizado. Ele se caracteriza por ser "hot-swappable", ou seja, pode ser conectado e desconectado sem que o computador precise ser desligado. É indicado tanto para desktops, quanto para notebooks.

A vantagem desses dois modelos é que, por utilizarem fios, apresentam uma responsividade maior em relação à digitação e não precisam de bateria. Pessoas que utilizam o PC por muitas horas, como os gamers, podem se beneficiar mais desses modelos com fio, especificamente os que apresentam conector USB.

Existem, ainda, teclados wireless que funcionam sem fio apenas com um dongle USB. A vantagem desses modelos é que podem ficar afastados do computador devido à ausência de fios. Além disso, podem ser transportados para outros locais.

Você também pode optar por um teclado com conexão bluetooth. A vantagem oferecida por esse modelo é que ele torna o uso muito mais versátil. Você pode conectá-lo tanto ao seu notebook, quanto ao seu tablet, por exemplo.

Teclado: diferenças entre os tipos mecânico e membrana

Existem dois tipos de teclado no mercado: o tipo membrana e o tipo mecânico. O que os diferencia são os mecanismos utilizados em suas teclas.

Teclado mecânico

Os modelos de teclado mecânico utilizam diferentes switchs para cada tecla. Dependendo da tecnologia utilizada, esses switchs são compostos de determinados conjuntos de molas e peças, que operam para perceber o comando e empurrar a tecla de volta para a posição original. Nesse tipo de teclado, as teclas costumam ser mais altas e mais sensíveis, e o comando pode ser percebido assim que você começa a apertá-la, diferentemente do tipo membrana, que precisa que a peça seja apertada até o final.

Para os gamers, a sensação tátil desse tipo de teclado é muito melhor, já que ele permite que você saiba quando a tecla foi acionada.

A desvantagem em relação a esse modelo é o barulho. As teclas mecânicas geram mais ruídos do que as teclas do teclado membrana. Além disso, a iluminação das teclas é mais complexa, já que cada uma deve ter um LED individual para iluminá-la. Todas essas características diferenciadas fazem com que esses modelos tenham o custo mais elevado.

Teclado membrana

O teclado do tipo membrana é o mais comum. Sua base de funcionamento é uma longa peça emborrachada que fica logo abaixo das teclas. Quando a borracha é pressionada, os dois contatos se encontram e registram que a tecla foi ativada.

A vantagem desse modelo é o custo-benefício. Eles costumam ser mais acessíveis devido à sua fabricação, que é mais simplificada. Por isso, ele é indicado para usos gerais.

Para os gamers, no entanto, esse tipo de periférico não é tão indicado, já que a membrana não se mostra tão eficiente durante as partidas e os comandos podem falhar. Além disso, a sensação tátil de quando a tecla é pressionada não é tão evidente como no modelo mecânico devido à maleabilidade da membrana de borracha.

Teclado gamer: o que considerar na hora da compra?

Quem é gamer sabe que os periféricos de alto desempenho são decisivos em uma partida, por isso, é importante escolher um modelo de teclado gamer que atenda ao seu perfil.

Entre todos os modelos mecânicos disponíveis hoje, as três características principais que você deve observar em relação ao seu teclado são:

  • Tempo de resposta: tempo que o teclado leva para responder ao seu comando, que, no caso dos games, deve ser o menor possível;
  • Ghosting: esta é uma característica que um teclado de alta performance não deve ter. Ghosting é quando o periférico não responde ao comando de diversas teclas pressionadas ao mesmo tempo. Em um teclado gamer, quanto maior o número de teclas respondidas simultaneamente, melhor;
  • Formato: existem teclados disponíveis com diversos designs, inclusive alguns específicos para torneios, que são mais fáceis de transportar. A escolha do modelo irá depender do seu perfil;
  • Teclas de atalho e funções programáveis: este é um detalhe importante. As operações variam muito de um game para outro, por isso, é importante que o teclado escolhido ofereça uma boa quantidade de teclas de atalho e funções personalizáveis.

Agora que você já sabe mais sobre as principais características dos tipos de teclado, confira todas as opções da WAZ e escolha a melhor para o seu setup!